sábado, 1 de dezembro de 2012

PERFIL DO COLÉGIO ESTADUAL DE PIRIPÁ




O Colégio Estadual de Piripá situa-se na Praça Joaquim José Ribeiro, s/nº, Bairro Centro, no município de Piripá, Bahia. É uma instituição de ensino de caráter regular da rede estadual da Bahia de porte médio, onde oferece o Curso de Formação Geral aos educandos do Ensino Médio nos turnos matutino, vespertino e noturno. Este colégio, conta com um espaço físico de 08 salas de aula, 1 secretaria, 1 sala de professores, 1 sala de direção, 1 sala de mecanografia, 1 almoxarifado, 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, sanitários masculino e feminino.
  O Colégio Estadual de Piripá, o único na cidade de Ensino Médio, é responsável pela formação de muitos educandos, abrangendo o alunado de toda a área urbana e de várias localidades rurais do município.
  Foram matriculados no ano de 2012, aproximadamente 600 alunos nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), distribuídos em 15 turmas, 5 em cada período, com uma média de 40 alunos por sala de aula. A escola conta com 24 professores em efetiva regência de classe, atuando em suas respectivas áreas de formação. A equipe gestora é formada por um diretor e dois vice-diretores. Completa o quadro de funcionários da escola, o pessoal de apoio mais os técnicos administrativos.
              O Colégio Estadual de Piripá é uma unidade escolar que apresenta alguns pontos positivos e negativos. Os pontos positivos são: a maioria dos docentes que atuam na escola possuem formações na área de atuação e são comprometidos com a proposta da escola; o projeto político pedagógico da escola está sendo reelaborado pela comunidade escolar; reuniões periódicas são realizadas para falarmos sobre o funcionamento, problemas e possíveis soluções; a participação nos projetos e o envolvimento da comunidade escolar; o conselho escolar participa das decisões da administração da escola; entre outros. Os pontos negativos são: A estrutura física da escola é inadequada para a modalidade de ensino médio; o prédio escolar foi adaptado; as salas de aula são pequenas e não cabe a quantidade de alunos matriculados; ausência de laboratórios, de refeitório, quadra poliesportiva, auditório; a escola depende do transporte municipal para alunos da zona rural; os dias letivos não são respeitados, pois a escola se vê obrigada a seguir o calendário do município que começa as aulas mais tarde e termina mais cedo do que a rede estadual; O número de funcionários da parte administrativa também é insuficiente tendo o município que ceder alguns funcionários em convênios de parceria. Outro ponto negativo de nossa unidade escolar é a falta de um coordenador pedagógico para ajudar a gestão e os professores na elaboração e execução dos projetos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário